Panoroma Covid19 no Brasil e no Mundo
Brasil e seus 5.596 caminhos descentralizados no combate da doença.
A Covid-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global, causada por recém-descoberto coronavírus.
Os coronavírus são uma grande família de vírus comuns em muitas espécies diferentes de animais, incluindo o homem, camelos, gado, gatos e morcegos.
Transmitido principalmente por meio de gotículas provenientes de tosses ou espirros de pessoas infectadas, sendo que a infecção pelo SARS-CoV-2 pode variar de casos assintomáticos e manifestações clínicas leves, até quadros moderados, graves e críticos, sendo necessária atenção especial aos sinais e sintomas que indicam piora do quadro clínico que exijam a hospitalização do paciente
A ciência já evolui muito no combate à este vírus letal, inclusive produzindo anti-virais, que se soma aos esforços no combate desse mal, que assola o século XXI.
No Brasil, ainda há grande dificuldade de obter dados relacionados ao Covid19. Existe um grande embate entre alguns atores no cenário brasileiro.
Uma iniciativa desenvolvida pela Universidade de Oxford, busca manter uma base de dados atualizadas diariamente, que inclui informações sobre casos confirmados, óbitos, hospitalizações, testes e vacinações, bem como outras variáveis de potencial interesse, batizado de Our World in Data. Esse repositório de informações de Oxford, encontra no repositório da iniciativa.
O projeto completo pode ser consultado em meu repositório do GitHub.
A coleção dos dados da Oxford University, possui catalogada 59 variáveis que possuem uma riqueza de informações. Utilizaremos 3 de forma mais específica. (i) Total de casos confirmados, (ii) total de mortes confirmadas e (iii) PIB Per-Capita.
A variável gdp_per_capita
cabe um comentário, sua informação representa o PIB (Produto Interno Bruto) de cada país, dividido pela população daquela nação, de forma anualizada e em dólares internacionais constantes de 2011 - ano mais recente disponível para todos os países, conforme dados da Oxford University.
Ou seja, para os Estados Unidos o PIB per capito em 2011 foi de USD 54.225,44 (dólares/ano), ao passo que o PIB per capito em 2011 no Brasil foi de USD 14.103,45 (dólares/ano).
Traçando um paralelo entre situação de PIB Per Capita dos países, presentes nos dados, com a quantidade de mortes confirmadas, observa-se uma incidência maior de números de mortos em países em que o PIB per capito é abaixo de USD 20.000,00 (dólares/ano).
Importante: a relação entre as variáveis NÃO SÃO CONCLUSIVAS por si só. Indica apenas um caminho que deve ser melhor investigado!
A mortalidade desse vírus é alta, segundo os dados de Oxford, até o dia 18/04/2021, no mundo, foram registrados cerca de 3.019.330 de mortes pela Covid19. E nesta triste realidade, o Brasil é o segundo país neste ranking de óbitos pelo vírus.
Já escutei frases do tipo “ ahhh nos Estados Unidos estão morrendo mais gente… o Brasil é parecido… e lá [nos Estado Unidos] o número está bem maior que o daqui [Brasil]….”
Se considerarmos que o PIB poderia ser uma espécie de poder de recuperação das nações frente as adversidades, enquanto o número de mortes do segundo colocado [BRA] representa cerca de 65,8% do primeiro colocado [EUA], o PIB per capita brasileiro, representa apenas cerca de 25,9% do norte-americano. O que enseja em um poder maior de recuperação dos EUA, frente aos outros. Ou seja, a medida que encostarmos em números de mortes dos norte-americanos, não teremos o mesmo poder de reação equivalente. E se observarmos, os países em segundo, terceiro e quarto lugar, correponderam no máximo a 30% do PIB Per Capita Norte-Americano….. É não somos nada parecidos!!!
Acompanhando a evolução do vírus, ao longo do tempo, temos a seguinte situação:
Desde o início dessa Pandemia Mundial, jan/2020, houve um crescimento elevado de casos confirmados, até meados do quinquagésimo dia. Reflexo da falta de conhecimento e informações deste novo tipo de corona vírus. A medida que pesquisadores e cientistas foram ganhando mais conhecimento, a cerca do vírus, nota-se uma redução na força dessa elevação de crescimento nos casos de infeccção confirmados.
No entanto, o gráfico sugere uma caminho de elevação, na proliferação do vírus, ao passo que a China mostra uma manutenção de novos casos da Covid19.
Com esta mesma visão de evolução do vírus, para casos de óbitos confirmados, temos:
Um ponto merece nossa atenção. A curva que representa o Brasil há uma têndencia de elevação mais acentuada que os demais países, o que nos deixa mais alertas com o cenário futuro dessa doença no nosso país.
Uma outra frase, também já ouvi muito, “ mais aqui no Brasil, qualquer morte colocam na ‘conta’ da Covid19….porque recebem verba extra…” e esse tipo de frase reflete aos possíveis 5.596 caminhos diferentes (1 País + 26 Estados + 1 Distrito Federal + 5.568 Municípios) e descentralizados que temos aqui no Brasil.
No Brasil, vemos que tanto a proliferação do vírus como o número de mortes está em crescimento. E tais números coloca nosso país nesses infelizes top-five de estatísticas da doença.
O fato é, temos que ter um ponto de inflexão e mudar esse cenário. O que vemos, até agora é que cada um pensando dentro de sua própria caixinha, não está surtindo efeito desejado. Ao fazer dessa forma abrimos espaço para se ter 5.596 caminhos descentralizados para o combate dessa doença. E ter essa quantidade de caminhos pode ser perigoso, e até as vezes um caminho sem volta.
Meu objetivo aqui não foi causar mais pânico…. isso por si só o vírus já tem causado. Mais propor que pensamos fora da caixa!!!
Soluções: infelizmente não tenho uma!!!! acredito que redução desses possíveis caminhos, de forma mais centralizada, pode ser uma solução possível. Comitês de debates do assunto que tenham equipes multidiciplinares, várias entidades profissionais debatendo o assunto conjuntamente…. redução de vieses políticos….enfim… pensemos fora da caixa!
E você no que acredita para combater essa doença?
Caso queiram entrar em contato: Linkedin, GitHub e aqui no próprio Medium!!
Fonte/Pesquisadores: Max Roser, Hannah Ritchie, Esteban Ortiz-Ospina e Joe Hasell (2020) — “Coronavirus Pandemic (COVID-19)”. Publicado online em OurWorldInData.org. Obtido em: https://ourworldindata.org/coronavirus